sexta-feira, 20 de março de 2009

4 CLUBES DA 2ª DIVISÃO, DÃO O PONTAPÉ INICIAL POR UMA BOA PARTICIPAÇÃO NA COPA RIO 2009

Começa neste sábado (21), a Copa Rio de Profissionais deste ano com a participação de seis equipes na primeira fase classificatória. São times da Segunda e Terceira Divisões, pré- classificados na temporada passada. O grande ausente será o Nova Iguaçu FC, atual campeão, que não defenderá o título, já que concentra esforços para a disputa da Segundona Carioca e mira o retorno à elite em 2010.
Outros clubes conquistaram a vaga em 2008, mas pediram licença na federação, casos do Olaria, Goytacaz e Portuguesa Carioca, todos da Segunda Divisão. Duas dessas vagas serão preenchidas por CFZ do Rio e Sendas. Paraíba do Sul e São João da Barra, da Terceira Divisão, tiveram as vagas ocupadas por Fênix e Castelo Branco.
O Duque de Caxias por estar na Série B do Campeonato Brasileiro também não estará em campo e o Americano entrará em seu lugar. Nesta fase inicial estão inscritas, Fênix, Castelo Branco, Aperibeense, CFZ do Rio, Sendas e Campo Grande. Essa meia dúzia jogará em turno e returno, classificando-se os quatro melhores à etapa seguinte. A fase principal contará com os times da Primeira Divisão do futebol carioca e mais o Quissamã (campeão da Terceirona). De acordo com o regulamento o campeão tem vaga assegurada na Copa do Brasil e o vice, no Brasileiro da Série D, em 2010.

Os primeiros jogos da competição

Na rodada inaugural todos os jogos estão programados para este sábado (21). No estádio Jaime Bernadelli, em Porto Real, estarão jogando Fênix x Castelo Branco, às duas da tarde, com Marcelo Couto Braga no apito; José Ronaldo Braga e Wellington Pereira da Silva, nas bandeiras. Às 15h, duas partidas completam a rodada: no José Gonçalves Brandão Filho, o Aperibeense recebe o CFZ do Rio, no primeiro jogo após a bela campanha na Segundona da temporada passada. Carlos Raphael Sampaio Torres estará no apito. Omar Said Cosme de Souza e Antônio Hélio Lima da Silva serão os bandeiras. O Campo Grande, que nesta temporada retorna a Segunda Divisão do futebol carioca e com um grupo que teve pouco tempo de treinamento, estreia frente ao Sendas, na Sendolândia, em São João de Meriti. Maurício Machado Coelho Júnior será o árbitro, com Ricardo Nogueira da Silva e Ralph Coutinho Carneiro, nas bandeiras.
Para a segunda fase os grupos estão pré-definidos e estarão assim: Grupo B - Macaé Esporte, Tigres do Brasil, Madureira, Friburguense e o segundo colocado da primeira fase. Grupo C - Americano, Quissamã, Resende, Boavista, mais o terceiro da fase inicial. e Grupo D - Cabofriense, Bangu, Volta Redonda e ainda o primeiro e o quarto da fase que começa neste sábado.

Na final de 2008, o Nova Iguaçu venceu o Cano duas vezes

No ano passado o Nova Iguaçu conquistou o título da competição na decisão frente ao Americano e assegurou a vaga na Copa do Brasil. No início do anoos dirigentes laranjas desistiram de disputa e transferiram o direito para o alvinegro campista. Na partida de ida da final, no Giulite Coutinho, em Édson Passos, a equipe laranja venceu por 1 a 0, gol do lateral direito Paulo Henrique, atualmente emprestado ao Cano. Na volta, o time da Baixada Fluminense conquistou uma nova vitória, desta vez por 3 a 2, faturando o caneco na casa do adversário. Zambi e Marcus Vinícius, duas vezes, marcaram para o Nova Iguaçu. Bruninho e Juninho descontaram para o Americano.
Na partida final o Nova Iguaçu atuou com Diogo Silva, Juan, Ajala e Leonardo (Diego Sales); Paulo Henrique, Dé, Alex Faria, Marcus Vinícius e Amarildo; Capixaba (Rafael) e Zambi (Warley). Técnico: Edson Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário